sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projeto de hardware para o microcontrolador MSP430F2013

 Olá caros seguidores, nessa semana começaremos a falar de hardware, como prometido.
 Para iniciar o nosso projeto eletrônico devemos pensar no que temos disponível de recursos, o que queremos fazer e o que realmente podemos fazer. Primeiramente analisaremos a peça principal do projeto, o microcontrolador. Este pertence à linha de baixa energia da Texas Instruments, que também é a linha mais barata, mil unidades do micro custam U$1.35, sendo a linha econômica o número de portas e as funções destas também são escassas.
 O que temos em mente é fazer o uso máximo de todos os recursos suportados pelo micro de apenas 14 portas, fazendo-o comunicar com botões, display LCD e dispositivos de sinal analógico. Tendo como base esses componentes é possível usar as portas de I/O para envio e recepção de dados, utilizar o recurso de comunicação serial nas portas disponíveis, a recepção de sinal analógico em portas com conversor A/D.



Uma particularidade que é possível notar-se é as duas vias principais, ao invés de uma. Nestas a CPU envia e recebe dados da memória Flash e RAM, Conversor A/D, Watchdog, Timer, Interface SPI, portas I/O e a exclusiva Interface JTAG (mecanismo essencial para o “debug” de sistemas embarcados) de duas vias devido ao protocolo (Spy-Bi-Wire). Encontra-se também um Clock interno associado à CPU, além disso, há uma proteção contra “Brownout” (subtensão).



 Portanto teremos o máximo de recursos disponíveis em projeto economicamente barato, visando obter um produto final que possa ser base para a produção ao mercado. Um produto de alto consumo, baixo custo, e com um nível razoável de componentes eletrônicos associados seria um relógio, este possui botões, visor LCD, sensor de temperatura e timer externo, com isso temos um engenho viável para construir.
 Assim, nas próximas semanas estaremos estudando e projetando o nosso relógio, até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário