sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto das portas do microcontrolador

  Retomando nossa discussão do post anterior, tomaremos rumo na definição da função de cada pino do microcontrolador MSP430F2013. Lembrando que temos como periféricos botões, lcd, timer externo e sensor de temperatura. Portanto para os botões, lcd e timer teremos de usar portas I/O e para o sensor uma porta analógica. Analisando a configuração de portas obtemos:

Pino

       Função


1
Vcc



2
I/O
(+ A/D in)


3
I/O
(± A/D in)


4
I/O
(± A/D in)


5
I/O
(- A/D in)


6
I/O
(+ A/D in)


7
I/O
(- A/D in)
Serial

8
I/O
(+ A/D in)
Serial

9
I/O
(- A/D in)
Serial

10
Reset



11
JTAG



12
I/O


CLKout
13
I/O


CLKin
14
GND





Portanto temos 10 portas I/O sendo 8 analógicas e 3 seriais, essa grande quantidade de portas analógicas torna o MSP um micro bem flexível, além de barato, podendo ser empregado em inúmeros projetos com diferentes periféricos a serem controlados, as portas seriais multiplicam mais ainda sua capacidade. Por isso é um microcontrolador largamente usado na indústria eletrônica.


O lcd que usaremos é um modelo padrão de 2x16 com 16 portas.


               








- Retirado de: http://www.lcd-module.de/eng/pdf/doma/dip162-de.pdf
Então os pinos 1 e 5 são aterrados, o 2 vai na alimentação, o 3 é o ajuste de contraste conectando a um potenciômetro, os pinos 4 e de 6 a 10 são dados estes vão no micro. Como você pode perceber estamos trabalhando com a metade dos pinos de dados, apenas 4 bits, ajuste necessário para que o micro comporte todos periféricos.
O timer que iremos trabalhar é um HT1380 com um cristal de 33KHz, este usará 3 portas do MSP, para poupar portas estas serão as seriais.


Uma porta analógica será dedicada a uma entrada do sensor de temperatura LM35. Assim das 10 portas disponíveis do MSP 6 estão ligadas ao lcd, 3 do timer estão em paralelo com 3 do lcd, e 1 está ligada ao sensor, restando-nos 3 portas livres das 10. Essas portas serão conectadas a 3 botões que irão ajustar o relógio.
Enfim todas as portas do micro estão ocupadas com seus respectivos dispositivos, agora devemos pensar como estes serão conectados, mas isso é assunto para um outro post.

3 comentários:

  1. Uma ideia diferente e que pretendo monta-la é esta http://hackaday.com/2011/05/04/diy-sunrise-alarm-clock
    Que tal fazer um versão destas hein?

    ResponderExcluir
  2. Excelente idéia, em uma discussão interna já havia sido comentado esse "sunrise alarm clock", mas apenas como base para um segundo projeto com mais recursos. Nosso projeto atual tem um nível científico para a iniciação na eletrônica embarcada.

    Envie-nos suas idéias para acompanharmos!

    ResponderExcluir
  3. O projeto é muito bom, mas acho que eu acabaria jogando esse despertador na parede no primeiro dia que eu acordasse de mal humor!

    ResponderExcluir