sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cálculo do consumo do relógio

           Voltamos hoje pra falar sobre o consumo de corrente do relógio, primeiro lembrando que os valores que se seguem podem ainda não ser definitivos, pois o projeto ainda não esta concluído, ou seja, ainda existe a possibilidade de mudanças tanto nos componentes quanto na maneira de ligá-los.
             
            Como os três botões consomem pouco quando apertados e basicamente nada quando não estão sendo usados (só o que o capacitor absorver), vamos desconsiderar a quantidade de corrente que eles puxam.
            Então sobraram para se fazer os cálculos os seguintes componentes: os LMs, LCD, R1, MSP,  potenciômetro, e o HT1380.
            Consultando os datasheets (https://sites.google.com/site/embarcadosunifei/home/arquivos-do-blog), pode-se obter os detalhes da corrente puxada por cada um componentes (exceto o R1, que deverá ser calculado).
            Os valores são os seguintes:


ComponenteValor da corrente em µA
LM3560
LM 78058000
R1100
HT13801,2
Potenciômetro + LCD45000
MSP430-F2013220



            Um detalhe importante está no potenciômetro, o LCD puxa por si próprio 45mA para seu backlight, e um valor muito mais baixo para o resto, a função do potenciômetro é justamente impedir que o LCD puxe tanta corrente.
            Então quando tudo estiver pronto o relógio terá dois modos, um em que o backligth esta ligado (potenciômetro no mínimo), e a outra em que não se conseguirá ver o que esta escrito no LCD (potenciômetro no máximo).
            Então para os cálculos de corrente iremos considerar que o potenciômetro e o LCD como um único componente que pode consumir de 0 a 45 mA.
            Com isso temos um consumo variando de 8281,2 a 53281,2 µA.
            Para o calculo do tempo de duração da bateria vamos arredondar o consumo como sendo de 8,3 – 53,3 µA.
            Um problema para determinar o tempo de duração é o fato de que a capacidade de armazenamento das pilhas atuais varia muito, uma rápida pesquisada e pode-se achar pilhas que vão de 170 – 300 mAh.

            Fazendo os cálculos para uma pilha de 200 mAh teríamos uma duração aproximada da bateria de 3.75 - 24 h.
            Ou seja poderia durar desde um dia inteiro até algumas horas se você esquecer o LCD ligado. Com certeza uma duração realmente pequena para um relógio, acredito que ninguém esteja disposto a trocar a bateria do relógio uma vez por dia.
            A medida de se retirar o LM7805 nos pouparia 8 mA, o que mudaria o tempo de duração para 151 - 666 h. O que muda de 1 dia para quase um mês, ok ainda não é muito, mas já melhora bastante. Mas a melhor solução seria mesmo usar a entrada do gravador para plugar uma fonte externa adaptada de 5V que  não usaria o regulador de tensão, diminuindo o consumo.
      
Então por hoje é isso, ainda estamos discutindo a melhor solução para nosso problema, e voltamos semana que vem com mais um post.

Até mais.

2 comentários:

  1. Eu não manipulei as contas, o 666 apareceu mesmo kkk, mais uma referencia ao Iron Maiden.

    ResponderExcluir
  2. Que tal usar bateria de celular? Há tantos celulares descartados por serem fora de moda e também muitas opções por conta dos celulares xing lings, uma bateria de 3.7V com 700mAh daria uma autonomia ainda maior para seu relógio.

    ResponderExcluir