sexta-feira, 22 de julho de 2011

Criando um esquemático

 Agora estamos chegando mais perto da concretização do projeto físico, vamos então criar o esquemático do circuito do relógio, para depois fazer seu layout, confeccionar a placa, montar os componentes e testar.
Para criar o esquemático vamos utilizar o programa OrCAD® Capture da Cadence.
Abra, um novo projeto, e salve um como Schematic, para começar devemos incluir as bibliotecas em Place Part selecione os resistores (R/ Design Cache), capacitores (C/ Design Cache), chaves (sw KEY-SPST/ Design Cache), conector do gravador (CON4/ Design Cache), potenciômetro (POT/ Design Cache) e cristal (qzp100K / Design Cache).
A maioria dos componentes que precisamos há disponível nas bibliotecas, mas outros como LM35, LM7805, LCD, MSP e HT1380 não possuem biblioteca, por isso teremos que fazer as nossas.
Primeiramente crie uma nova biblioteca em Files, ressalte-a na janela de pastas e em Design crie uma New Part. Nomeie esta, como exemplo faremos a biblioteca do MSP então em Name é MSP430F2013, Prefix U e Footprint DIP14. Agora vá em Place e adicione uma Polyline de acordo com o formato do micro, em seguida adicione os 14 Pins em Place também preenchendo corretamente o nome e a numeração. Sua biblioteca está pronta, é só salvá-la e criar as outras.



Assim com todas as bibliotecas prontas, voltamos ao esquemático e procuramos as bibliotecas criadas em Place Part no mesmo lugar em qual foram salvas. Depois de adicionadas todas fazemos as ligações conforme anteriormente explicado e apresentado no modelo, obtendo o seguinte esquemático.



Com esta parte terminada, seguimos para o layout, mas isto é no próximo post, neste mesmo blog e neste mesmo dia da semana.
Até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário