sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Esquemático V2.0 do projeto

Olá, neste post faremos uma revisão do nosso projeto de relógio com o MSP430-F2013, antes de partir para o layout. Como é possível notar na eletrônica os projetos são feitos e refeitos, até atingirem a capacidade exigida, por isso teremos várias versões do relógio alfa, beta...
Vamos começar revendo o problema de consumo, primeiro observamos que o maior gasto vinha da backlight do lcd, portanto devemos desliga-la e apenas ligar quando for pressionado um botão para checar a hora. Para isso iremos usar um 555 para funcionar como temporizador e desligar o led do lcd, isto pois as portas do micro estão lotadas, logo não podemos resolver o problema em software apenas em hardware, sua montagem foi configurada conforme o datasheet. Segundo, outro gasto que será cortado é do LM7805, assim ao invés de usarmos uma bateria de 9V usaremos uma de 5V que tem em geral 2000mAh. Agora dessa maneira teremos a vida útil do relógio acrescida para aproximadamente 7 meses.
Outra alteração necessária para o projeto é a adição de resistores na comunicação do lcd e HT1380 ao MSP. Esse acréscimo é necessário devido à diferença de potencial entre o micro e os componentes serem de 5V no instante de comunicação, não havendo alguma barreira a corrente é altíssima, portanto é preciso haver resistores na ligação. Um valor apropriado para os resistores para o lcd é de 47KΩ e para o HT é de 1KΩ.
Para ligação ao LM35 iremos fazer um filtro “pi” é um filtro passa baixa para eliminar frequências múltiplas do oscilador, com dois capacitores e um indutor conforme nota-se nessa segunda versão do esquemático.



Agora sim nosso esquemático está pronto e poderemos passar ao layout no próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário