sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Roteamento de placa

Continuando a confecção do layout vamos agora passar para o roteamento da placa do MSP430-F2013.
Primeiramente, devemos criar um obstáculo que limitará a área da placa, com Obstacle Tool. Agora vamos posicionar os componentes com Component Tool, conforme a conveniência para o melhor roteamento, prestando atenção nas ligações para que haja menos cruzamento de vias. Se você não tiver paciência de fazer um árduo trabalho manual e quiser rotear automaticamente, deve-se primeiramente ir em OPTIONS, Route Strategies, Route Layers e desabilitar todos ícones com Botom.  Agora terá que ir em AUTO, Autoroute, Board. Caso contrário clicar no botão “add/edit mode” e desenhar as trilhas começando pela parte de sinal, depois a alimentação. Lembrar que o roteamento automático é uma solução rápida apenas para o roteamento, é fortemente recomendado fazer manualmente para o melhor aproveitamento de espaço.
Se você é hardcore e vai fazer manualmente comece pelas vias de sinal digital partindo do MSP e depois passando para o analógico. Por fim faça o roteamento do Vcc e do GND, lembrando que se você chegar num ponto onde sobra alguma vi a ser ligada, mas não seja possível fazer sem cruzar outras trilhas, poderá adicionar um jumper, basta adicionar um resistor de 0Ω no esquemático do Capture.
Para atualizar o layout caso tenha havido alguma mudança no esquemático, deve-se manter aberto o Layout Plus e o Capture, neste mesmo deve-se ir em Create Netlist e selecionar “Run ECO”, voltando ao layout este deve pedir para atualizar automaticamente.
Para adicionar um footprint criado a um componente já existente deve-se clicar com o botão direito no componente com o botão Component Tool e selecionar Properties e depois Footprint, na nova aba escolher a footprint desejada.
Então deveremos ter um layout como o abaixo:

















No próximo episódio continuaremos no layout, por hoje é tudo pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário